terça-feira, 13 de outubro de 2015

Trabalho sobre Sexualidade e Gênero no Ensino de História foi apresentado no CIC

Durante a Semana Integrada da UFPel, a bolsista Caroline Matoso apresentou o trabalho intitulado: PIBID HISTÓRIA: NOVAS PERSPECTIVAS A PARTIR DO DEBATE (ESTUDO) DE SEXUALIDADE E GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Esse trabalho é resultado das pesquisas e estudos do grupo Sexualidade e Gênero do PIBID.

Introdução do trabalho:

         Com o objetivo de estudar formas de desenvolver os temas de sexualidade e gênero na prática do ensino de história, surge em 2014, dentro do grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) da área de História, o subgrupo de Ensino de História, Sexualidade e Gênero. Esta iniciativa vem para dar conta da demanda de se trabalhar estes assuntos no meio escolar, onde muitas vezes os professores não se sentem preparados para tocar estas questões; o segundo objetivo do grupo é contribuir para desmistificar as noções de gênero e sexualidade na escola. Ao pensar na Escola como uma ferramenta de transformação da sociedade, de formação de seres humanos críticos, que conseguem ler os signos sociais e que saibam lidar com as diversidades, debater esses temas nela se torna indispensável. Uma forma de inserção desses temas no Ensino de História é através da análise das relações de sexualidade e gênero, entendendo que estas são construídas socialmente e sofrem transformações ao longo do tempo, moldandose dentro de uma sociedade cultural e historicamente. Muitas vezes as atribuições dessas categorias são vistas como algo natural e imutável, dificultando o debate e as indagações sobre o tema.


Escrito por: Caroline Matoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário