sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Evento PIBID Sul em Lages/SC

As colegas pibidianas da História Sulena Cerbaro, Flávia Sanes e Roberta Larré foram representar o PIBID UFPel com colegas e outras áreas no evento pró PIBID em Lages/SC. O evento foi para compartilhar as experiencias dos bolsistas nos projetos das escolas, além de dar força para a permanência do programa diante de diversos cortes federais. 



Publicado por: Nicole Angélica Schneider

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Subgrupo de Ditadura realiza atividades com alunos do ensino fundamental

o subgrupo de Ed. Patrimonial - Ditadura Militar fez duas atividades com alunos de ensino fundamental nos dias 26/11 e 03/12. O primeiro passeio foi a turma da 8ª série da Escola Jacob Brod e o segundo passeio foi com o 6ª série do Instituto Assis Brasil. A intensão do subgrupo é realizar uma visita guiada aos locais relacionados à memória da ditadura civil-militar com o objetivo de dar visibilidade as marcas do golpe e do regime militar deixadas em Pelotas, com enfoque nas ações de repressão e resistência que se deram na cidade.
O passeio passa pela Prefeitura Municipal de Pelotas/ Câmara de Vereadores; Casa do Trabalhador; Faculdade de Direito/UFPel; Casarão 8; e Instutito Mário Alves.


Publicado por: Nicole Angélica Schneider

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Saída de campo de final de ano do grupo História

O PIBID História fez sua saída de campo no dia 25 de novembro para Rio Grande/RS. O coordenador do grupo Edgar Gandra levou os bolsistas para conhecer as ruínas da empresa Reinhagatz e a vila operária de suas imediações e sua organização. Também foram para o encontro da Barra, onde é possivel visualizar onde o navio-prisão Conopus foi ancorado no inicio da ditadura militar para estabelecer o medo na cidade e para os que chegavam nela. Posteriormente foram à Marinha e por fim ao Museu Oceanográfico.


Publicado por: Nicole Angélica Schneider

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Manifestação Pró-PIBID em Pelotas no dia do Professor

Neste dia do Professor, o PIBID UFPel esteve no Largo do Mercado fazendo atividades, oficinas e exposições de trabalhos para a comunidade que passou por ali. 
Está manifestação foi motivada pelos cortes que estão acontecendo no programa e a desvalorização do Professor que é demonstrada todos os dias pelos governos. 
O PIBID História este presente para o fortalecimento do movimento, mostrando os trabalhos já realizados pelo grupo. 
A profissão de Professor está se extinguindo, devido a todos esses impasses, porém é um pilar fundamental da nossa sociedade. Programas de bolsa como o PIBID, que é diretamente o Incentivo a Docência são extremamente fundamentais para atrair estudantes a está profissão tão incrível e torná-los mais humanos em sala de aula.













Fotos de: Sebastião Peres e Sulena Cerbaro
Escrito por: Nicole Schneider

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Trabalho de Educação Patrimonial do PIBID História no SIEPE UFPEL 2015

O trabalho intitulado Locais de memórias e silêncios: Os afrodescentes na cidade de Pelotas foi apresentado no CIC, durante o SIEPE UFPEL 2015, pela bolsista Flávia Alsino Sanes sob a orientação da coordenadora Ana Inez Klein. 

O projeto apresentado versa sobre uma Oficina de Educação Patrimonial que esta relacionada à locais de memórias e silêncios dos afrodescendentes da cidade de Pelotas. A atividade foi desenvolvida pelo Subgrupo Negros e pensada para aplicação nas escolas atendidas pelo PIBID UFPEL, sendo composta por dinâmica introdutória, saída de campo e finalizada com palestra acerca da temática, objetivando lançar um outro olhar sobre a história tradicional da cidade, procurando dar maior visibilidade a história dos afrodescendentes de Pelotas.


Escrito por: Flávia Sanes

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Trabalho sobre Sexualidade e Gênero no Ensino de História foi apresentado no CIC

Durante a Semana Integrada da UFPel, a bolsista Caroline Matoso apresentou o trabalho intitulado: PIBID HISTÓRIA: NOVAS PERSPECTIVAS A PARTIR DO DEBATE (ESTUDO) DE SEXUALIDADE E GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Esse trabalho é resultado das pesquisas e estudos do grupo Sexualidade e Gênero do PIBID.

Introdução do trabalho:

         Com o objetivo de estudar formas de desenvolver os temas de sexualidade e gênero na prática do ensino de história, surge em 2014, dentro do grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) da área de História, o subgrupo de Ensino de História, Sexualidade e Gênero. Esta iniciativa vem para dar conta da demanda de se trabalhar estes assuntos no meio escolar, onde muitas vezes os professores não se sentem preparados para tocar estas questões; o segundo objetivo do grupo é contribuir para desmistificar as noções de gênero e sexualidade na escola. Ao pensar na Escola como uma ferramenta de transformação da sociedade, de formação de seres humanos críticos, que conseguem ler os signos sociais e que saibam lidar com as diversidades, debater esses temas nela se torna indispensável. Uma forma de inserção desses temas no Ensino de História é através da análise das relações de sexualidade e gênero, entendendo que estas são construídas socialmente e sofrem transformações ao longo do tempo, moldandose dentro de uma sociedade cultural e historicamente. Muitas vezes as atribuições dessas categorias são vistas como algo natural e imutável, dificultando o debate e as indagações sobre o tema.


Escrito por: Caroline Matoso

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Trabalho sobre ditadura realizado por um sub grupo PIBID História foi apresentado no CIC, dentro da Semana Integrada da UFPel

Marcas da Ditadura Civil-Militar na cidade de Pelotas: Educação Patrimonial e Cidadania

Pelas bolsistas Sulena Cerbaro (apresentadora na foto a baixo), Nadine Mello Pereira, Tairane Ribeiro da Silva e orientação da coordenadora Ana Inez Klein 



O projeto está voltado para a educação patrimonial e consiste em um roteiro de visitação em espaços da cidade, que estão relacionados à memória da ditadura. Assim temos como objetivo dar visibilidade às questões de resistência repressão que ocorreram em Pelotas, promovendo a ressignificação de determinados patrimônios e o conhecimento histórico desse período. 

Para elaborar o roteiro foi feita pesquisa bibliográfica e consultas nos jornais da cidade referentes à época. Como resultado da pesquisa, compondo o roteiro foi escolhido os seguintes locais: Prefeitura Municipal, Casa do Trabalhador, Faculdade de Direito da UFPel, Casarão 8 e o Instituto de Estudos Políticos Mário Alves. Os locais foram escolhidos pelo seu significado e relevância ao tema.

Escrito por Sulena Cerbaro

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Lista de classificação da seleção de suplentes do PIBID História.



Trabalho apresentado na Semana Integrada da UFPel



O trabalho apresentado no CEC (Congresso de extensão e cultura) pelo grupo Ensino de História Sexualidade e gênero, pela bolsista Caroline Atencio Medeiros Nunes, intitulou-se "PIBID HISTÓRIA: AS PROPOSTAS DE OFICINAS DO GRUPO ENSINO DE HISTÓRIA SEXUALIDADE E GÊNERO." e buscou explanar teorico e metodologicamente as oficinas propostas pelo grupo.

Escrito por Caroline Atencio

Novas edições em mãos

E hoje chegou nas mãos do grupo do PIBID as edições de Agosto e Setembro da Revista de História da Biblioteca Nacional.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Cineclube sobre Ditadura Militar Brasileira realizado na escola Santa Rita

A oficina CineClube foi realizada na manhã do dia 18/09 na escola Santa Rita, onde a turma de 3°ano assistiu ao documentário "Memórias do chumbo, futebol nos tempos do condor - Brasil ", e em seguida debateu sobre o período da ditadura no Brasil e nosso atual momento político. Interessante destacar que o tema da oficina foi escolhido pelos alunos.


Escrito por Kevin Retzlaff 

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mais de 1 milhão de imagens e ilustrações para download e uso gratuito

Links para acessar os download

"Ahora todos somos negros"

O grupo do PIBID recebeu a alguns meses um cartaz referente a Independência do Haiti e a declaração da população negra suprema.
Para conservar o documento oficial, foi realizado uma cópia para ser utilizada como material didático nas escolas com o tema de negritude e escravidão na América. 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

4º edição da Revista de História da Biblioteca Nacional

Chegou a posse dos pibidianos mais uma Revista de História da Biblioteca Nacional. Essa trazendo como tem principal O fim da Guerra, 70 anos depois!


Dia da Solidariedade na Escola Navegantes

No sábado, 23 de maio, sábado os Bolsistas do PIBID que atuam na Escola Nossa Senhora dos Navegantes desenvolveram atividades no Sábado da Solidariedade. São atividades relacionadas ao projeto interdisciplinar que está sendo construído e quase finalizado. O conceito geral do nosso projeto é 'PRECONCEITO' e os grupos dividiram-se nas temáticas raça, gênero, periferia e mídias. O Grupo Raça realizou uma oficina de turbantes e um varal de personalidades negras; o Grupo Gênero juntou-se ao Grupo Mídias e ofereceu um cineclube com atividades de interação; o Grupo Periferia, uma oficina de 'rap' e de grafite (foi pintado o muro da pracinha da escola). A arte do folder é do Iver Fôlha, das Artes Visuais!


Cineclube e Gênero

Cineclube e Gênero

Oficina de graffiti

Personificação do negro

Oficina de graffiti


Oficina de Turbante

Escrito por: Ana Inez Klein

O papel da mulher como sujeito histórico também foi discutido no II EPHIS

No dia 28 de maio desse ano, foi apresentado no evento II Encontro de Pesquisas Históricas, promovido pela PUC-RS o projeto do grupo de Sexualidade e Gênero do Pibid. A apresentação aconteceu a tarde na sala de Educação, Práticas e o ensino de História, feita pelas alunas Andrieli Paula Frana e Caroline Atencio Medeiros Nunes. A sala contava com a presença de outros colegas do Pibid Ufpel e com pibidianos de outras universidades, também apresentado os projetos que estavam sendo elaborados.

A apresentação teve enfoque no uso das mídias para o estudo do gênero em sala de aula, para exemplificar, utilizamos o filme Persepólis. A discussão sobre o assunto foi bastante rica, nosso trabalho foi elogiado e criticado de forma que pudéssemos repensar algumas práticas que pretendíamos fazer. Além, das várias dicas dadas por colegas da licenciatura que irão contribuir para o nosso trabalho.



Resumo:

A mulher como sujeito Histórico: perspectivas do ensino de História através viés feminino na mídia

“Ma’am? How come we’ve only been studying about men in the history? Aren't we going to study about woman?”. Em 8 de novembro de 1976, Lucy Von Pelt, famosa personagem da série de tirinhas diárias e semanais “Peanuts”, colocou-se em uma série de dúvidas acerca do papel da mulher na história. No mesmo período temporal, porém em diferentes circunstâncias, em meio ao Irã de 1979, entre as burcas, novas teorias e influências ocidentais, nos primeiros anos da guerra Irã-Iraque, Marjane Satrapi narra a sua própria história, trazendo à tona memórias de sua vida e a história do Irã contada através da perspectiva de todas suas fases da vida: criança, jovem universitária e adulta. Persepolis, uma história em quadrinhos publicada em 2000 e com vendagem maior de 400.000 exemplares apenas na França e transformado em animação do ano de 2007 nos incentiva a vivenciarmos junto a personagem a construção e desconstrução de sua identidade nacional. Através dos temas discorridos, procuro no presente trabalho aliar recursos midiáticos e audiovisuais com apoio ao ensino de História, onde as relações de gênero presentes nela possam ser analisadas através da visão da mulher em suas diferentes fases da vida, buscando concomitantemente um papel social feminino que supere barreiras politicas, ideológicas, raciais e classicistas.

Palavras – chave: Ensino de História, Gênero, Mídia, Cinema, História da Mulher.

Escrito por: Andrieli Paula Frana

terça-feira, 9 de junho de 2015

Cine Clube é realizado na Escola Santa Rita

No dia 12/05/2015 foi realizado, na EEEM Santa Rita, o Cineclube da História. A atividade fez parte de um projeto interdisciplinar piloto do PIBID Santa Rita Ensino Fundamental e foi aplicada aos alunos e alunas da turma 9C, do 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto piloto, desenvolvido a partir do diagnóstico, buscava resgatar e reconstruir uma memória coletiva e uma noção de pertencimento em relação à escola. O Santa Rita é uma escola "de lugar nenhum", já que quase todos seus estudantes vem de outras localidades da cidade. Para o Cineclube foi escolhido o filme "Pro Dia Nascer Feliz" (João Jardim, 2006). À essa primeira atividade, coordenada pelas áreas da História e da Letras, seguiram-se atividades propostas pela Dança e Educação Física, Geografia e Matemática.







Escrito por: José Carlos Marujo

Trabalho sobre Ditadura Civil Militar apresentado no II EPHIS

No II Encontro de Pesquisas Históricas da PUCRS foi apresentado o projeto do roteiro de visitação que vem sendo elaborado pelo grupo de Educação Patrimonial e História Local sobre a ditadura civil-militar na cidade de Pelotas. A apresentação foi realizada pelas pibidianas Nadine Mello Pereira e Tairane Ribeiro da Silva, no dia 27 de maio, no Simpósio Temático – Arqueologia, História e Patrimônio Material.
O trabalho foi bastante elogiado, principalmente pela necessidade e importância de tratar o tema da ditadura civil-militar com os alunos da educação básica. Os presentes na apresentação do trabalho ressaltaram a vontade de que, no próximo EPHIS, sejam apresentados os resultados obtidos com a aplicação do projeto.



Resumo do trabalho:

AS MARCAS DA DITADURA CIVIL-MILITAR NA CIDADE DE PELOTAS/RS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.
Nadine Mello Pereira (Graduanda em História/UFPel);
Tairane Ribeiro da Silva (Graduanda em História/UFPel).

O presente trabalho é o esboço de um projeto que vem sendo realizado pelo grupo de Educação Patrimonial e História Local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História na Universidade Federal de Pelotas. Este projeto visa realizar um levantamento referencial de lugares relacionados à memória da ditadura civil-militar, objetivando trazer à tona as marcas do golpe e do regime militar na cidade de Pelotas, interior do Rio Grande do Sul, levando em conta seu porte e ativa militância, tem como foco principal dar visibilidade para as ações de resistência e repressão ocorridas na cidade nesse período. O projeto em construção tem como objetivo a elaboração de um roteiro de visitação a estes locais que de alguma forma, sejam através da resistência ou repressão, deixaram suas marcas significativas na história da cidade. Para além disso, nossa finalidade é também dar visibilidade a esta parte da história da cidade de Pelotas que é praticamente inexplorada e encontra-se silenciada, pois entendemos que o reconhecimento desses lugares pode ser utilizado como instrumento de educação e cidadania, visto que os fatos que ocorreram no passado estão ligados diretamente com as permanências do presente.

Palavras-Chave: Ditadura Civil Militar – Educação Patrimonial – Memória – História do Brasil

O blog é apresentado pela primeira vez

No dia 28 de maio aconteceu a primeira apresentação do blog para a comunidade academia. Foi no evento da PUCRS, II Encontro de Pesquisas Históricas, e foi representado pela pibidiana Nicole Angélica Schneider.
Nas suas palavras: Foi rico o evento. Na mesma sala que apresentei tinha outros pibidianos, principalmente de Santa Maria. Trocamos experiências e funcionalidades do PIBID em ambas as universidades e cidades. Foi muito legal.

Resumo da Apresentação:

FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO BLOG PIBID HISTÓRIA COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DIFERENCIADA DO PROFESSOR
Nicole Angélica Schneider (Graduanda – UFPel)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é de grande valia para os alunos que ainda se arriscam nas licenciaturas, auxiliando a permanência dos estudantes na academia. O programa aproxima os futuros professores do ambiente escolar durante a formação, contribuindo para o desenvolvimento de especificidades nos profissionais que irão se formar. Como o programa abriga uma seleção de bolsistas, não abrigando todos os alunos dos cursos, a necessidade de tornar acessível tudo que acontece dentro do grupo de bolsistas para além deste, tornou-se essencial. Foi pensando em disseminar os projetos e aprendizados que os bolsistas do curso de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) criaram o blog do PIBID História, apostando na divulgação para contribuir na construção de profissionais diferenciados na área da educação. No blog são publicados oficinas e eventos que acontecem nas escolas envolvendo o grupo do PIBID, a construção pelos bolsistas das oficinas que seguindo os princípios de uma educação diversificada, como o Cine Clube, que é a oficina tradicional do grupo História, que visa à provocação de debate histórico a partir de películas midiáticas, como filmes e documentários, buscando complementar conteúdos que estão sendo trabalhos ou para suprir a necessidade de abordar assuntos transversais com os alunos. Além deste, existe outras oficinas que estão sendo montados pelo grupo, relacionadas a educação patrimonial, à ditadura e escravidão em Pelotas e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Essas são divulgadas no endereço eletrônico, possibilitando a construção por todos que queiram contribuir por meio dos comentários. Diante desses trabalhos divulgados pelo blog é visível o complemento na construção de um profissional docente relacionado a atividades diferenciadas das costumeiras na rotina escolar.

Palavras-chave: PIBID, Docência, Educação, Formação do professor, Blog

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Registros do II Seminário Ensino Médio Politécnico e III Encontro PIBID História.

Algumas fotos do evento realizado pelo PIBID História com o Laboratório de Ensino de História: II Seminário Ensino Médio Politécnico e III Encontro PIBID História.