terça-feira, 9 de junho de 2015

O blog é apresentado pela primeira vez

No dia 28 de maio aconteceu a primeira apresentação do blog para a comunidade academia. Foi no evento da PUCRS, II Encontro de Pesquisas Históricas, e foi representado pela pibidiana Nicole Angélica Schneider.
Nas suas palavras: Foi rico o evento. Na mesma sala que apresentei tinha outros pibidianos, principalmente de Santa Maria. Trocamos experiências e funcionalidades do PIBID em ambas as universidades e cidades. Foi muito legal.

Resumo da Apresentação:

FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO BLOG PIBID HISTÓRIA COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DIFERENCIADA DO PROFESSOR
Nicole Angélica Schneider (Graduanda – UFPel)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é de grande valia para os alunos que ainda se arriscam nas licenciaturas, auxiliando a permanência dos estudantes na academia. O programa aproxima os futuros professores do ambiente escolar durante a formação, contribuindo para o desenvolvimento de especificidades nos profissionais que irão se formar. Como o programa abriga uma seleção de bolsistas, não abrigando todos os alunos dos cursos, a necessidade de tornar acessível tudo que acontece dentro do grupo de bolsistas para além deste, tornou-se essencial. Foi pensando em disseminar os projetos e aprendizados que os bolsistas do curso de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) criaram o blog do PIBID História, apostando na divulgação para contribuir na construção de profissionais diferenciados na área da educação. No blog são publicados oficinas e eventos que acontecem nas escolas envolvendo o grupo do PIBID, a construção pelos bolsistas das oficinas que seguindo os princípios de uma educação diversificada, como o Cine Clube, que é a oficina tradicional do grupo História, que visa à provocação de debate histórico a partir de películas midiáticas, como filmes e documentários, buscando complementar conteúdos que estão sendo trabalhos ou para suprir a necessidade de abordar assuntos transversais com os alunos. Além deste, existe outras oficinas que estão sendo montados pelo grupo, relacionadas a educação patrimonial, à ditadura e escravidão em Pelotas e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Essas são divulgadas no endereço eletrônico, possibilitando a construção por todos que queiram contribuir por meio dos comentários. Diante desses trabalhos divulgados pelo blog é visível o complemento na construção de um profissional docente relacionado a atividades diferenciadas das costumeiras na rotina escolar.

Palavras-chave: PIBID, Docência, Educação, Formação do professor, Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário