terça-feira, 9 de junho de 2015

Trabalho sobre Ditadura Civil Militar apresentado no II EPHIS

No II Encontro de Pesquisas Históricas da PUCRS foi apresentado o projeto do roteiro de visitação que vem sendo elaborado pelo grupo de Educação Patrimonial e História Local sobre a ditadura civil-militar na cidade de Pelotas. A apresentação foi realizada pelas pibidianas Nadine Mello Pereira e Tairane Ribeiro da Silva, no dia 27 de maio, no Simpósio Temático – Arqueologia, História e Patrimônio Material.
O trabalho foi bastante elogiado, principalmente pela necessidade e importância de tratar o tema da ditadura civil-militar com os alunos da educação básica. Os presentes na apresentação do trabalho ressaltaram a vontade de que, no próximo EPHIS, sejam apresentados os resultados obtidos com a aplicação do projeto.



Resumo do trabalho:

AS MARCAS DA DITADURA CIVIL-MILITAR NA CIDADE DE PELOTAS/RS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.
Nadine Mello Pereira (Graduanda em História/UFPel);
Tairane Ribeiro da Silva (Graduanda em História/UFPel).

O presente trabalho é o esboço de um projeto que vem sendo realizado pelo grupo de Educação Patrimonial e História Local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História na Universidade Federal de Pelotas. Este projeto visa realizar um levantamento referencial de lugares relacionados à memória da ditadura civil-militar, objetivando trazer à tona as marcas do golpe e do regime militar na cidade de Pelotas, interior do Rio Grande do Sul, levando em conta seu porte e ativa militância, tem como foco principal dar visibilidade para as ações de resistência e repressão ocorridas na cidade nesse período. O projeto em construção tem como objetivo a elaboração de um roteiro de visitação a estes locais que de alguma forma, sejam através da resistência ou repressão, deixaram suas marcas significativas na história da cidade. Para além disso, nossa finalidade é também dar visibilidade a esta parte da história da cidade de Pelotas que é praticamente inexplorada e encontra-se silenciada, pois entendemos que o reconhecimento desses lugares pode ser utilizado como instrumento de educação e cidadania, visto que os fatos que ocorreram no passado estão ligados diretamente com as permanências do presente.

Palavras-Chave: Ditadura Civil Militar – Educação Patrimonial – Memória – História do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário