quarta-feira, 10 de junho de 2015

O papel da mulher como sujeito histórico também foi discutido no II EPHIS

No dia 28 de maio desse ano, foi apresentado no evento II Encontro de Pesquisas Históricas, promovido pela PUC-RS o projeto do grupo de Sexualidade e Gênero do Pibid. A apresentação aconteceu a tarde na sala de Educação, Práticas e o ensino de História, feita pelas alunas Andrieli Paula Frana e Caroline Atencio Medeiros Nunes. A sala contava com a presença de outros colegas do Pibid Ufpel e com pibidianos de outras universidades, também apresentado os projetos que estavam sendo elaborados.

A apresentação teve enfoque no uso das mídias para o estudo do gênero em sala de aula, para exemplificar, utilizamos o filme Persepólis. A discussão sobre o assunto foi bastante rica, nosso trabalho foi elogiado e criticado de forma que pudéssemos repensar algumas práticas que pretendíamos fazer. Além, das várias dicas dadas por colegas da licenciatura que irão contribuir para o nosso trabalho.



Resumo:

A mulher como sujeito Histórico: perspectivas do ensino de História através viés feminino na mídia

“Ma’am? How come we’ve only been studying about men in the history? Aren't we going to study about woman?”. Em 8 de novembro de 1976, Lucy Von Pelt, famosa personagem da série de tirinhas diárias e semanais “Peanuts”, colocou-se em uma série de dúvidas acerca do papel da mulher na história. No mesmo período temporal, porém em diferentes circunstâncias, em meio ao Irã de 1979, entre as burcas, novas teorias e influências ocidentais, nos primeiros anos da guerra Irã-Iraque, Marjane Satrapi narra a sua própria história, trazendo à tona memórias de sua vida e a história do Irã contada através da perspectiva de todas suas fases da vida: criança, jovem universitária e adulta. Persepolis, uma história em quadrinhos publicada em 2000 e com vendagem maior de 400.000 exemplares apenas na França e transformado em animação do ano de 2007 nos incentiva a vivenciarmos junto a personagem a construção e desconstrução de sua identidade nacional. Através dos temas discorridos, procuro no presente trabalho aliar recursos midiáticos e audiovisuais com apoio ao ensino de História, onde as relações de gênero presentes nela possam ser analisadas através da visão da mulher em suas diferentes fases da vida, buscando concomitantemente um papel social feminino que supere barreiras politicas, ideológicas, raciais e classicistas.

Palavras – chave: Ensino de História, Gênero, Mídia, Cinema, História da Mulher.

Escrito por: Andrieli Paula Frana

Nenhum comentário:

Postar um comentário