Título: Ensino de História e Gênero e Diversidade Sexual
Componentes: Caroline Atencio Medeiros, Mariana Insaurriaga, Andrieli Paula Frana, Larissa Garcia, Caroline Matoso, Caroline Silva, José Carlos Marujo.
Objetivos Propostos: Relacionar o tema, diversidade sexual e gênero aos outros temas propostos aos grupos de estudos do PIBID história UFPel, como um tema transversal, podendo discutir com todos e elencado ao ensino de história.
Bibliografia Básica:
ANDRÉS, Suélen de Souza; SAWITZKI, Rosalvo Luiz. Oficina pedagógica: refletindo temas como corpo, gênero e sexualidade. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd157/refletindo-temas-como-corpogenero-e-sexualidade.htm > Acessado em: 02 de setembro de 2014 às 20h: 55.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogia das sexualidades; Belo Horizonte: Autêntica, 1999. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p
SCHIMIDT, Maria; CAINELLI, Marlene. Ensinar História: pensamento e ação na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Scipione , 2009.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História Fundamentos e Métodos. 4ª.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHINDHELM, Virginia. A sexualidade na educação infantil. Revista Aleph ,novembro 2011. Disponível em: http://www.uff.br/revistaleph/pdf/art9.pdf > Acessado em: 02 de setembro de 2014 às 20h: 00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário