Atividade realizada no último sábado, 22/11 em homenagem à Semana da Consciência Negra no Colégio Estadual Félix da Cunha.
Foram organizadas oficinas nas salas de aula, com documentários, com máscaras características da cultura negra, além de banners relacionando à cultura afrodescendente. Ocorreu uma apresentação de dança com características africanas além de oficinas de trança. No final da manhã aconteceu uma oficina de capoeira com o mestre Tatu.
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Escola Sylvia Mello realiza evento na Semana da Consciência Negra
Atividade realizada no último sábado, 22/11 em homenagem à Semana da Consciência Negra - Escola Técnica Est. Professora Sylvia Mello
A atividade contou com salas temáticas organizadas pelos professores da área de ciências humanas da escola, oficina de capoeira, oficina de Abayomi (ministrada pela bolsista do PIBID/Geo - Kmila Souza, Apresentação de filme abordando a temática e apresentação de partitura sobra a descendência negra organizada pelos bolsistas do PIBID/Teatro.
A atividade contou com salas temáticas organizadas pelos professores da área de ciências humanas da escola, oficina de capoeira, oficina de Abayomi (ministrada pela bolsista do PIBID/Geo - Kmila Souza, Apresentação de filme abordando a temática e apresentação de partitura sobra a descendência negra organizada pelos bolsistas do PIBID/Teatro.
| |
|
Escrito por: Cristiane Freitas (Professora de História na Escola e supervisora do PIBID)
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Bolsistas do PIBID História apresentam projeto de área no evento docência colaborativa UFRGS
As bolsistas Caroline Atencio Medeiros e Andrieli Paula Frana, participaram nos dias 6,7 e 8 de novembro do evento "DOCÊNCIA COLABORATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE PIBID UFRGS" Onde apresentaram um pôster intitulado "Nas paredes da escola: discutindo gênero e sexualidade" Onde, através de um dos grupos de pesquisa de área, foram reunidas as atividades realizadas até então, e as possibilidades em aberto para a prática interdisciplinar no ambiente escolar.
Postado por: Caroline Atencio M.N.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Escola Dr. Augusto Simões Lopes desenvolve projeto de leitura
Projeto apresentado pela coordenação da escola:
De mãos dadas para crescer é um projeto educacional de cunho social e literário, bem como linguístico, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Simões Lopes, na cidade de Pelotas-RS. Essa ação pedagógica envolveu cerca de 180 alunos, sendo que 140 discentes numa faixa etária abrangendo entre 10 e 16 anos, dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, além de, 40 alunos pertencentes ao ensino médio noturno, de 17 a 50 anos.
O projeto foi elaborado com o intuito de aproximar os alunos do universo da leitura e da escrita, por se tratarem de práticas sociais e culturais extremamente relevantes. Além do mais, são elementos fundamentais para a construção de uma sociedade democrática na qual possam exercer seus direitos de cidadãos criticamente atuantes.
Essa ação educativa apresentou como objetivos específicos: promover o incentivo a leitura; aprimorar a capacidade linguística; estimular a interpretação de textos; desenvolver a oralidade; valorizar as relações interpessoais; gerar um espírito de cooperação e colaboração entre todos; despertar o interesse pelos autores, escritores e poetas; realizar um trabalho que proporcione satisfação, conhecimento, capacidade crítica e ideias e colaborar na ampliação da biblioteca de audiolivros para deficientes visuais.
Coordenação: Profª Luciane Morales
Pelotas/RS - 2014
Link do site o projeto com os audios gravados pelos alunos: http://asl.site.bz/de_maos_dadas_para_crescer/index.html
Sylvia Mello realiza sua Feira do Livro
A Escola Sylvia Mello está realizando sua Feira do Livro, onde a comunidade pode doar ou comprar, e ao fazer isto ganhará um cupom para concorrer a prêmios
O projeto visa o incentivo a leitura, e esta possibilita a viajem a mundos inimagináveis, além de enriquecer os conhecimentos e o vocabulário dos alunos.
terça-feira, 4 de novembro de 2014
PIBID História participa com sucesso do XX Jornada de Ensino de História
No evento, coordenadora Ana Inez Klein fez uma apresentação sobre o PIBID UFPel está se articulando e trabalhando este ano e as bolsistas Alex Roberta e Fla Sanes apresentaram o trabalho intitulado:: "A ÁGUA CONTA UMA HISTÓRIA" incluído no Simpósio "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO DE HISTÓRIA II", sendo fruto de pesquisa na área de Patrimônio.
sábado, 1 de novembro de 2014
Nota de apoio à Escola Sylvia Mello
O PIBID História da UFPEL se une à comunidade da Escola Sylvia Mello para manifestar sua tristeza com a morte do aluno Thales Gabriel Brito da Silva, vítima de latrocínio no centro da cidade nesta semana.
O PIBID História atua na escola desde o ano de 2011 e os seus bolsistas já se sentem parte da comunidade da escola. Para Cristiane Freitas, supervisora da História e professora da escola, todo o nosso apoio e parceria.
Mais informações sobre o ocorrido:
Notícia 2: http://www2.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=OTE1Nzk=&id_area=$id_area$
Escrito por: Ana Inez Klein
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Professor Edgar Gandra se afasta para fazer Pós Doutorado em Portugal
Professor Edgar Gandra, coordenador do PIBID História se afastou para realizar sua pesquisa de Pós Doutorado em Portugal. A pesquisa intitulada SOB O OLHAR DE LEVIATÃ: PORTUÁRIOS PORTUGUESES E BRASILEIROS VIVENCIANDO REGIMES AUTORITÁRIOS será orientada pelo professor Jorge Fernandes Alves, Professor Catedrático do Departamento de História e de Estudos Políticos Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. O professor Edgar é Bolsista de Estágio Sênior no Exterior, pela CAPES.
Jorge Fernandes Alves: http://sigarra.up.pt/flup/pt/func_geral.formview?p_codigo=215269
Primeiro CineClube acontecerá no Sylvia Mello
O grupo PIBID/Interdisciplinar SYLVIA MELLO promove a atividade para debater sobre a ditadura militar. Os bolsistas da História na escola aplicarão o CineClube - Cinema e Ditadura - com o filme "Batismo de Sangue" de Helvécio Ratton.
Também terá atividades de outras áreas na mesma manhã:
Filosofia: Liberdade X Determinismo
Ciências Sociais: Ditadura Militar e movimento estudantil
Dia 4 de novembro de 2014, as atividades acontecerão das 07:45min às 12h.
Também terá atividades de outras áreas na mesma manhã:
Filosofia: Liberdade X Determinismo
Ciências Sociais: Ditadura Militar e movimento estudantil
Dia 4 de novembro de 2014, as atividades acontecerão das 07:45min às 12h.
Escrito por: Débora Arnold Lemões
Centro Acadêmico da História promove CineDebate com o doc. "Olhos Azuis"
O Centro Acadêmico da História UFPel - Gestão Para Xs Que Virão apresenta o primeiro ato do "Ciclo de Debates sobre Opressões":
- Documentário "Olhos Azuis" (1996), de Bertram Verhaag. O longa mostra um workshops comandado pela professora norte-americana Jane Elliott, onde ela divide 30 pessoas pela cor dos seus olhos. Durante duas horas e meia esses indivíduos são submetidos a um estranho experimento: os que têm olhos azuis são separados dos restantes e bombardeados por um tratamento discriminatório e ofensivo semelhante ao que os negros e outras grupos oprimidos sofrem cotidianamente nos Estados Unidos. Polêmica à parte, o fato é que ninguém fica indiferente diante desse "Olhos Azuis''.
Vai ser dia 30 (quinta-feira), às 17h no Auditório da FaE (terceiro andar do ICH). Os que marcarem presença, serão recepcionados com a velha companheira pipoca e um refrescante refrigerante. Será discutido pontos que são presentes em nossa sociedade, e faz parte da atividade da docência estar por dentro destes debates.
Link do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/822281027794505/
Link do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/822281027794505/
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Seminário: “Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes” do PIBID UNISC
O Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que seria realizado nos dias 17 e 19 de novembro de 2014, na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, visa propiciar um espaço de reflexão, trocas de saberes e ressignificação das experiências docentes na Educação Básica.
O tema central escolhido para o evento foi a “Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes”. Nessa perspectiva, o intercâmbio de diferentes práticas, bem como a socialização das pesquisas produzidas na intersecção “universidade – escola” e “escola – universidade”, serão pontos relevantes na programação construída.
Mais informações sobre o evento: http://www.unisc.br/site/seminario-pibid/
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
III Seminário PIBID/UFPEL
III Seminário PIBID/UFPel: Avaliando e Superando Desafios da Docência - 2, 3 e 4 de dezembro.
Informações: http://www.pibidufpel.tk/
XX Jornada de Ensino de História e Educação na FURG terá uma mesa sobre o PIBID
A “XX Jornada de Ensino de História e Educação: 20 anos de pesquisa e Ensino de História”, pretende reunir os mais diversos profissionais da área educacional vinculados ao ensino. A “XX Jornada de Ensino de História e Educação: 20 anos de pesquisa e Ensino de História”, pretende reunir os mais diversos profissionais da área educacional vinculados ao ensino de história no estado do Rio Grande do Sul de história no estado do Rio Grande do Sul.
A coordenadora Ana Inez Klein participará da mesa de abertura do evento e as bolsistas graduandas Flávia Sanches e Roberta Larré apresentarão um trabalho sobre Educação Patrimonial e a história da água em Pelotas.

Evento "Docência Colaborativa" na UFRGS terá apresentação de trabalho do PIBID História-UFPel
No Seminário Internacional Prodocência UFRGS, as bolsistas Caroline Matoso, Caroline Atencio e Andrieli Frana apresentarão os resultados dos estudos que iniciaram no grupo de pesquisa Gênero e Diversidade Sexual do PIBID História/UFPel.
Site do evento: http://www.ufrgs.br/docenciacolaborativa/index.html
Site do evento: http://www.ufrgs.br/docenciacolaborativa/index.html
Seminário de História do Rio Grande do Sul do NPHR terá apoio do PIBID História/UFPel
Nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2014 ocorrerá o tradicional Seminário de História do Rio Grande do Sul promovido pelo Núcleo de Pesquisa em História Regional (NPHR). Este evento está sendo apoiado pelo PIBID, assim, disponibilizando para os pibidianos participarem de um evento que retrate temáticas históricas e, também, de história regional que faz parte do eixo do grupo de estudos de Educação Patrimonial.
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/792637720797345/?ref=ts&fref=ts

O PIBID Geografia da UFPel irá realizar um evento para apresentar seus trabalhos
II Mostra e Seminário do PIBID Geografia da UFPel: Perspectivas atuais e atividades docentes
O Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas realizará nos dias 06, 07 e 08 de Novembro de 2014 a II Mostra e Seminário do PIBID Geografia. Com início no dia 06, o credenciamento* começa na parte da tarde, das 14h às 18h e ocorrerá no Instituto de Ciências Humanas campus 5 (Salis Goulart). Já na hora do credenciamento os inscritos devem escolher uma das 6 oficinas ofertadas para participar além do seminário e palestras, são elas: Iniciação Cartográfica, Impactos ambientais sobre os recursos hídricos, Cultura Afro-brasileira e indígena, Comunicação e mídias sociais, Sexualidade e gênero e Consumo consciente.
A partir das 18h haverá um momento artístico com o rapper Tiago Vandal, aberto a intervenções artísticas dos alunos Kmila Souza e Eduardo Barbachan, esta dará abertura ao evento e será realizada na Faculdade de Direito, onde às 19h, já no auditório do prédio, se iniciará a palestra de abertura com a professora convidada Ângela Massumi Katuta (UFPR Litoral) com encerramento previsto para as 22h. No dia seguinte acontece as apresentações das oficinas por parte dos pibidianos, estas no ICH campus 5 (Salis Goulart), com início às 14h, podendo se estender até às 18h, quando inicia o segundo momento cultural do evento com o convidado Emerson Plotino Souza, já na Faculdade de Direito da UFPel. Ao fim desta apresentação terá início o Seminário Integrado Interdisciplinar, também no auditório da Faculdade de Direito, finalizando o segundo dia do evento.
No dia 8 haverá um trabalho de campo pela manhã, a partir das 8h podendo se estender até às 12h. Retomando as atividades novamente às 14h se iniciará a palestra de encerramento com a professora Carmen Rejane Flores Wizniewsky (UFSM) no auditório da faculdade do direito, esta podendo se estender até às 18h. A partir deste horário então, o restante ficará reservado para uma confraternização com todos os presentes no evento.
*O valor da inscrição será de R$5,00
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/570446246418364/?ref_dashboard_filter=upcoming&source=1&sid_reminder=3394751316218609664
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/570446246418364/?ref_dashboard_filter=upcoming&source=1&sid_reminder=3394751316218609664

terça-feira, 21 de outubro de 2014
Apresentação do grupo de estudos sobre Gênero e Diversidade Sexual
Título: Ensino de História e Gênero e Diversidade Sexual
Componentes: Caroline Atencio Medeiros, Mariana Insaurriaga, Andrieli Paula Frana, Larissa Garcia, Caroline Matoso, Caroline Silva, José Carlos Marujo.
Objetivos Propostos: Relacionar o tema, diversidade sexual e gênero aos outros temas propostos aos grupos de estudos do PIBID história UFPel, como um tema transversal, podendo discutir com todos e elencado ao ensino de história.
Bibliografia Básica:
ANDRÉS, Suélen de Souza; SAWITZKI, Rosalvo Luiz. Oficina pedagógica: refletindo temas como corpo, gênero e sexualidade. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd157/refletindo-temas-como-corpogenero-e-sexualidade.htm > Acessado em: 02 de setembro de 2014 às 20h: 55.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogia das sexualidades; Belo Horizonte: Autêntica, 1999. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p
SCHIMIDT, Maria; CAINELLI, Marlene. Ensinar História: pensamento e ação na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Scipione , 2009.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História Fundamentos e Métodos. 4ª.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHINDHELM, Virginia. A sexualidade na educação infantil. Revista Aleph ,novembro 2011. Disponível em: http://www.uff.br/revistaleph/pdf/art9.pdf > Acessado em: 02 de setembro de 2014 às 20h: 00.
Componentes: Caroline Atencio Medeiros, Mariana Insaurriaga, Andrieli Paula Frana, Larissa Garcia, Caroline Matoso, Caroline Silva, José Carlos Marujo.
Objetivos Propostos: Relacionar o tema, diversidade sexual e gênero aos outros temas propostos aos grupos de estudos do PIBID história UFPel, como um tema transversal, podendo discutir com todos e elencado ao ensino de história.
Bibliografia Básica:
ANDRÉS, Suélen de Souza; SAWITZKI, Rosalvo Luiz. Oficina pedagógica: refletindo temas como corpo, gênero e sexualidade. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd157/refletindo-temas-como-corpogenero-e-sexualidade.htm > Acessado em: 02 de setembro de 2014 às 20h: 55.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogia das sexualidades; Belo Horizonte: Autêntica, 1999. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p
SCHIMIDT, Maria; CAINELLI, Marlene. Ensinar História: pensamento e ação na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Scipione , 2009.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História Fundamentos e Métodos. 4ª.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHINDHELM, Virginia. A sexualidade na educação infantil. Revista Aleph ,novembro 2011. Disponível em: http://www.uff.br/revistaleph/pdf/art9.pdf > Acessado em: 02 de setembro de 2014 às 20h: 00.
Apresentação do grupo de estudos sobre Educação Patrimonial
Título: Ensino de História e Educação Patrimonial
Componentes: Andressa Peres de Paiva, Flávia Alsino Sanes, Lucilene Peres Fernandes de Araujo,
Nadine Mello Pereira, Roberta Bajadares Larré, Sulena Cerbaro, Tainise Pereira de Amaral, Tairane Ribeiro da Silva e Patrícia Leite Leonardi.
Objetivos Propostos: Valorizar, fortalecer a educação patrimonial na licenciatura em história, partindo de dois aspectos importantes: a legislação sobre o patrimônio, chegando na ampliação do conceito de patrimônio, fazendo sua problematização e em seguida mostrando a legislação no Brasil e partindo do aspecto pedagógico, mostrando ações educativas ou educação patrimonial.
Bibliografia Básica:
CERQUEIRA, Fábio Vergara. Patrimônio cultural, escola cidadania e desenvolvimento sustentável.
Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 91-109, 2005.
FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Educação e museus: seduções, riscos e ilusões. Ciênc,let., Porto
Alegre, n.27, p. 91-101, jan/jun. 2000.
MORAES, Allana Pessanha. Educação patrimonial a resgatar o patrimônio cultura. Bacharel em
Ciência da Educação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro,
2005.
RHODEN, Luiz Fernando. Legislação e inventários do patrimônio. Ciênc.let., Porto Alegre, n.27, p.
189-203, jan./jun. 2000.
Componentes: Andressa Peres de Paiva, Flávia Alsino Sanes, Lucilene Peres Fernandes de Araujo,
Nadine Mello Pereira, Roberta Bajadares Larré, Sulena Cerbaro, Tainise Pereira de Amaral, Tairane Ribeiro da Silva e Patrícia Leite Leonardi.
Objetivos Propostos: Valorizar, fortalecer a educação patrimonial na licenciatura em história, partindo de dois aspectos importantes: a legislação sobre o patrimônio, chegando na ampliação do conceito de patrimônio, fazendo sua problematização e em seguida mostrando a legislação no Brasil e partindo do aspecto pedagógico, mostrando ações educativas ou educação patrimonial.
Bibliografia Básica:
CERQUEIRA, Fábio Vergara. Patrimônio cultural, escola cidadania e desenvolvimento sustentável.
Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 91-109, 2005.
FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Educação e museus: seduções, riscos e ilusões. Ciênc,let., Porto
Alegre, n.27, p. 91-101, jan/jun. 2000.
MORAES, Allana Pessanha. Educação patrimonial a resgatar o patrimônio cultura. Bacharel em
Ciência da Educação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro,
2005.
RHODEN, Luiz Fernando. Legislação e inventários do patrimônio. Ciênc.let., Porto Alegre, n.27, p.
189-203, jan./jun. 2000.
Apresentação do grupo de estudo sobre Cinema
Título: Ensino de História e Cinema
Componentes: Luiz Alberto Godinho Da Pieve, Eliezer da Silva Fernandes, Vinicius de Carvalho Veleda, Nicole Angélica Schneider, Kevin Retzlaff dos Santos, Cristiane Freitas da
Silva
Objetivos Propostos: A utilização do cinema e outras mídias em sala de aula como atividades auxiliares ao ensino de história. Como ferramenta incitadora do senso crítico. Construção do conhecimento histórico do aluno mediante a utilização de recursos midiáticos com prévia contextualização e posterior discussão. Capacitar o profissional de história na utilização destes tipo de mídias em sua atividade docente, através de discussões teóricas realizadas dentro do grupo História e Mídias do PIBID/ CAPES/UFPEL. Contribuir destacadamente para uma discussão metodológica.
Bibliografia Básica:
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, p.28-40, 2003.
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
ROSSINI, Miriam de Souza. As Marcas da história no cinema, as marcas do cinema na história. Anos
90, Porto Alegre, n.12, p. 118-128, dez. 1999.
CARRIÉRE, Jean Claude. A Linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1994.
SKLAR, Robert. História Social do Cinema Americano. São Paulo: Cultrix, 1975.
Componentes: Luiz Alberto Godinho Da Pieve, Eliezer da Silva Fernandes, Vinicius de Carvalho Veleda, Nicole Angélica Schneider, Kevin Retzlaff dos Santos, Cristiane Freitas da
Silva
Objetivos Propostos: A utilização do cinema e outras mídias em sala de aula como atividades auxiliares ao ensino de história. Como ferramenta incitadora do senso crítico. Construção do conhecimento histórico do aluno mediante a utilização de recursos midiáticos com prévia contextualização e posterior discussão. Capacitar o profissional de história na utilização destes tipo de mídias em sua atividade docente, através de discussões teóricas realizadas dentro do grupo História e Mídias do PIBID/ CAPES/UFPEL. Contribuir destacadamente para uma discussão metodológica.
Bibliografia Básica:
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, p.28-40, 2003.
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
ROSSINI, Miriam de Souza. As Marcas da história no cinema, as marcas do cinema na história. Anos
90, Porto Alegre, n.12, p. 118-128, dez. 1999.
CARRIÉRE, Jean Claude. A Linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1994.
SKLAR, Robert. História Social do Cinema Americano. São Paulo: Cultrix, 1975.
Apresentação do grupo de estudo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais
Título: Ensino de História e PCNs
Componentes: Débora Ávila Arnold; Letícia C. Cavalheiro; Pedro Henrique Jordão e Ricardo Pereira Antunes
Objetivos Propostos: Refletir sobre as diretrizes educacionais propostas pelos PCNs de História;
Dialogar com professores e acadêmicos de História a respeito dos PCNs.
Bibliografia Básica:
BRASIL. MEC. SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história 5ª a 8ª série. Brasília: SEF, 1998. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf> acesso em 20 de maio de 2014.
BRASIL. MEC. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLOGIA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas tecnologias, História, Ensino Médio. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf> acesso em 20 de maio de 2014.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Disponível em: <http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espacolegislacao/EDUCACIONAL/NACIONAL/ldb%20n%C2%BA%205692-1971.pdf> acesso em 20 de maio de 2014.
BRASIL. MEC. Plano decenal de educação para todos. Brasília: MEC, 1993. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002599.pdf > acesso em 20 de maio de 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> acesso em 20 de maio de 2014.
Componentes: Débora Ávila Arnold; Letícia C. Cavalheiro; Pedro Henrique Jordão e Ricardo Pereira Antunes
Objetivos Propostos: Refletir sobre as diretrizes educacionais propostas pelos PCNs de História;
Dialogar com professores e acadêmicos de História a respeito dos PCNs.
Bibliografia Básica:
BRASIL. MEC. SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história 5ª a 8ª série. Brasília: SEF, 1998. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf> acesso em 20 de maio de 2014.
BRASIL. MEC. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLOGIA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas tecnologias, História, Ensino Médio. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf> acesso em 20 de maio de 2014.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Disponível em: <http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espacolegislacao/EDUCACIONAL/NACIONAL/ldb%20n%C2%BA%205692-1971.pdf> acesso em 20 de maio de 2014.
BRASIL. MEC. Plano decenal de educação para todos. Brasília: MEC, 1993. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002599.pdf > acesso em 20 de maio de 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> acesso em 20 de maio de 2014.
Reunião do dia 15/10
As pautas da reunião que se deu no dia 15 de outubro, das 08:30 ás 11:30, foram apresentação do blog PIBID História aos colegas de área pelas bolsistas Nicole Schneider e Caroline Atencio, onde foram apresentadas características, indicações gerais para o manuseio do blog aos colegas.
Foi decidido que as postagens seriam encaminhadas para as administradoras do blog postarem por questões de organização.
No segundo momento da reunião, os grupos de estudo foram novamente reunidos para que assim possam ser tiradas objetivos e projetos a serem desenvolvidos ao longo desse semestre.
Postado por: Caroline Atencio M.N
Chegada dos PIBIDIANOS do Ensino Fundamental a EEEM Santa Rita
No dia 12 de Julho de 2014 aconteceu a
primeira visita do PIBIDIANOS Ensino Fundamental à escola Santa Rita. Os alunos
do 8º ano os recepcionaram e mostraram a Escola.
Após a apresentação dos alunos
aconteceu na biblioteca da escola à apresentação dos coordenadores de área,
além das definições dos dias e horários que serão realizados os encontros na
escola.
Por: Andressa Peres
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Encontro do dia 08/10
Na manhã da quarta-feira do dia 08 de outubro, realizamos mais um encontro do PIBID História Ufpel, das 08:30 ás 11:30.
A principal pauta deste encontro, foi a organização, relatos e possibilidades do começo da implantação dos cineclubes em cada escola. Os bolsistas puderam relatar situações individuais, para assim receberem orientações necessárias para seus casos. Dessa forma, foi organizada uma agenda com possíveis datas para os Cineblubes que serão realizados em cada escola.
Postado por: Caroline Atencio M.N.
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Encontro do dia 1/10
Começamos o mês de outubro com um encontro ás 08:30 no ICH. As pautas desta reunião foram discussões gerais sobre diagnósticos de ensino médio e fundamental, onde cada bolsista pode relatar andamento da realização e apresentação de diagnóstico de sua escola, e a metodologia de aplicação do mesmo. Também houve uma breve discussão sobre encaminhamento do cineclube.
Para fecha a manhã, recebemos visita de colegas do curso de Artes Visuais e Teatro para aplicação de uma oficina com temática violência e castigos no ambiente escolar. A oficina foi enriquecedora e chocante, por polemizar a maneira de como castigos físicos muitas vezes são vistos com naturalidade no âmbito escolar.
Escrito por: Caroline Atencio M.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Encontro 24 de setembro de 2014
Está reunião foi utilizada para a atualização d situação dos bolsistas nas escolas que foram direcionados, relatando como está acontecendo o acordo das reuniões e quais atividades estão elaborando. No final da reunião, foi entregue aos pibidianos as camisetas que serviram, junto com os crachás, para identificá-los nos projetos nas instituições de ensino básico.
Escrito por: Nicole A. Schneider
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Encontro 17 de setembro de 2014
Este encontro foi o que marcou o final do evento interno "Ensino de História e..." com a oficina do grupo Gênero e Sexualidade.
Escrito por: Nicole A. Schneider
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Encontro 03 de setembro de 2014
Nesse
dia deu continuidade das oficinas ‘Ensino de História e...’ Com a apresentação
do grupo Gênero e Sexualidade. Primeiro o grupo exibiu um conceito de gênero
segundo Joan Scott, “As relações de gênero são construídas socialmente e dentro
da cultura elas se moldam conforme as sociedades e o tempo.” A bolsista frisou
que sexo e gênero não são sinônimos e sim antônimos, embora muitas vezes se
relacionam. Em seguida apresentaram o conceito de sexualidade. “Sexualidade é
um termo abrangente que engloba fatores: sociais, políticos e culturais [...]”.
Depois apresentaram dois vídeos, um que mostrava uma menina se libertando do
modo como ela se reproduzia e sendo ela mesma. E no segundo vídeo mostrando uma
sociedade totalmente feminista em que os homens eram reprimidos, seguiu assim
um debate em torno dos vídeos.
Continuando
a apresentação fizeram uma crítica aos PCN’s que eles falam de orientação
sexual e não abrangem a sexualidade. A dificuldade também do professor em sala
de aula falar sobre gênero onde até mesmo o livro didático não abrange os
assuntos de sexualidade.
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Atividades de retorno do recesso: Mês de Agosto
Essa
foi a primeira reunião do segundo semestre depois do recesso. O professor
Sebastião Peres veio substituir o Edgar Gandra e fez uma apresentação da sua
formação e falou que já trabalhou um tempo no PIBID. Em seguida a Ana fez
alguns informes sobre o relatório que deveria ser entregue na próxima semana,
explicou que deveria ter as atividades, incluindo as reuniões da área e da
escola. Explicou que esse semestre seria mais rígido em questões das faltas dos
bolsistas, em que foi determinado três faltas no máximo ou justificando. Teve
também algumas conversas em relação aos bolsistas que estavam com problemas nas
suas escolas, mas foi tudo resolvido. E por fim falou que chegou às camisetas
que havia sido encomendada no início do semestre.
Escrito por: Sulena Cerbaro
Encontros 2, 9 e 16 de julho de 2014
Durante o mês de julho, aproximado ao fim do semestre 1/2014, deu-se início ás apresentações do grupo de Ensino de História e Educação Patrimonial.
No começo do encontro do dia 02/07, Foram repassados avisos gerais como participação no CIC, e realizados ajustes nas escolas aos bolsistas. Logo após, deu-se início a apresentação da primeira parte do trabalho do grupo de Educação patrimonial.
No dia 09/07, foi finalizado o trabalho de Educação Patrimonial, e em seguida, exibido o filme "Narradores de Javé" Onde foi proposta uma atividade entre os bolsistas de discussão de conceitos trabalhados no curso relacionado ao filme, e possibilidades de seu uso em sala de aula.
No encontro do dia 16/07 Prosseguimos a atividade do debate do filme "Narradores de Javé" (última da oficina de ensino de história e Educação Patrimonial) Foi realizada também troca de horário de alguns bolsistas nas escolas e o agendamento das atividades do recesso. Ao final, foi realizada uma confraternização de fim de semestre e despedida do Professor Edgar Gandra, que se ausentará por um tempo.
Link dos slides utilizados na oficina
Textos
que foram disponibilizados pela coordenadora Ana Inez para fazer o trabalho:
CERQUEIRA, Fábio
Vergara. Patrimônio cultural, escola
cidadania e desenvolvimento sustentável. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1,
p. 91-109, 2005.
FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Educação e museus: seduções, riscos e ilusões. Ciênc, let., Porto Alegre, n.27, p. 91-101, jan/jun. 2000.
MORAES, Allana Pessanha. Educação patrimonial a resgatar o patrimônio cultura. Bacharel em Ciência da Educação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro, 2005.
RHODEN, Luiz Fernando. Legislação e inventários do patrimônio. Ciênc.let., Porto Alegre, n.27, p. 189-203, jan./jun. 2000.
FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Educação e museus: seduções, riscos e ilusões. Ciênc, let., Porto Alegre, n.27, p. 91-101, jan/jun. 2000.
MORAES, Allana Pessanha. Educação patrimonial a resgatar o patrimônio cultura. Bacharel em Ciência da Educação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro, 2005.
RHODEN, Luiz Fernando. Legislação e inventários do patrimônio. Ciênc.let., Porto Alegre, n.27, p. 189-203, jan./jun. 2000.
Escrito por: Caroline Atencio
Encontro 4 11 e 18 de junho de 2014
A partir do dia 4 de junho, o evento interno "Ensino de História e..." é com o grupo de Cinema, o qual fez uma apresentação baseando-se nos livros de Marco Napolitano, Como
usar cinema em sala de aula e
Fontes
audiovisuais, com o objetivo de colocar o cinema e as mídias como um método de ensino para a disciplina de história.
Neste dia também foi escolhido os pibidianos para representar o PIBID História. A Caroline Atencio se ficou como representante titular e Mariana como a suplente.
A Coordenadora Ana Klein também informou os pibidianos sobre a parte burocrática dos gastos do semestre, realizando uma explicação clara.
No dia 11 o grupo de Cinema continuou com sua apresentação com uma oficina de CineClube. Realizaram uma apresentação prevê sobre o filme e o assunto neste abordado, então os pibidianos assistiram ao filme, Revolução dos Bichos. Na data seguinte foi realizado o debate sobre o filme e sua possível utilização como método de tratar o assunto histórico.
No dia 18 de junho, contamos com uma breve discussão sobre História e cinema, onde discorremos do tema relacionando ao ensino de história e suas possibilidades em sala de aula.
Link do slide usado na oficina
Neste dia também foi escolhido os pibidianos para representar o PIBID História. A Caroline Atencio se ficou como representante titular e Mariana como a suplente.
A Coordenadora Ana Klein também informou os pibidianos sobre a parte burocrática dos gastos do semestre, realizando uma explicação clara.
No dia 11 o grupo de Cinema continuou com sua apresentação com uma oficina de CineClube. Realizaram uma apresentação prevê sobre o filme e o assunto neste abordado, então os pibidianos assistiram ao filme, Revolução dos Bichos. Na data seguinte foi realizado o debate sobre o filme e sua possível utilização como método de tratar o assunto histórico.
No dia 18 de junho, contamos com uma breve discussão sobre História e cinema, onde discorremos do tema relacionando ao ensino de história e suas possibilidades em sala de aula.
Link do slide usado na oficina
Escrito por: Nicole A. Schneider
Encontros 14, 21 e 28 de maio de 2014
No dia 14 deu início as apresentações do evento interno "Ensino de História e..." com o grupo os PCNs, abordando desde a criação dos Parâmetros Curriculares até o foco especifico de área, a história em sala de aula. O debate em grupo foi em torno do apoio pedagógico na escola, e a função do professor como elemento facilitador do processo de ensino aprendizagem. A apresentação completa do grupo abordando com clareza o assunto se estendeu até o dia 28 de maio.
Link para a apresentação em power point que o grupo utilizou.
Link para a apresentação em power point que o grupo utilizou.
Escrito por: Nicole A. Schneider e Sulena Cerbaro
Encontro 07 de maio de 2014
Nesse
dia a coordenadora Ana Inez apresentou a proposta ou o projeto de trabalho do
PIBID História foi discutida no grupo e os principais aspectos do Projeto estão
abaixo.
·
TRANSVERSALIDADE: aplicar no próprio
PIBID, oficinas, debates; objetivo incentivar a formação de professores.
Oficina de Educação Patrimonial (bens culturais); trabalhar com colegas de
outras áreas cineclubes, formas de utilização de mídias para o ensino didático.
·
ÁREAS ESPECÍFICAS PARA O ENSINO
FUNDAMENTAL:
-
Ações interdisciplinares, com base nos Parâmetros Nacionais Curriculares.
-
Aventuras patrimoniais, patrimônio imaterial e material, trabalhar com temas de
trabalho, identidade, memória e cidadania.
-
Clube de Cinema e Propaganda: produção e debate cinematográfico.
·
ÁREAS ESPECÍFICAS PARA O ENSINO MÉDIO:
-
Ações interdisciplinares com o ensino politécnico.
-
Aventuras patrimoniais.
-
Clube de cinema e propaganda.
·
ATIVIDADE DETRO DA ÁREA
-
Grupos de estudos sobre Educação Patrimonial.
-
Vivências em Educação Patrimonial (sítios históricos, arquivos, museus).
-
Aprofundamentos de aspectos teóricos (PCN’s, currículos).
-
Seminário de avaliação do subprojeto
-
Memória do “PIBID História” em imagens (criação de um banco de dados)
·
NÍVEL(IS) E A(S) MODALIDADES DE ENSINO
ENVOLVIDOS NA PROPOSTA
-
Método de sistematização e registro das atividades: reunião ordinárias,
registros em ata, compor o portfólio (relatórios), artigos.
Escrito por: Sulena Cerbaro
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Encontro 30 de abril de 2014
Nesse
dia os coordenadores falaram nas escolas onde iriam ficar o coordenador Edgar
ficou com a Escola Silvia Melo e a coordenadora Ana Inez ficou com a Escola dos
Navegantes.
Nesse
dia foi discutido várias coisas, primeiras delas seria pensar além do livro
didático, usando ele na sala de aula como auxiliar, mas não usar somente ele, ir além, buscando outros meios didáticos
para fazer a aula mais interessante. Pensar também novas temáticas, analisando
aspectos publicitários de diferentes períodos, utilizando essa ferramenta como
recurso pedagógico para o ensino de história.
Foi
então que colocar a seguinte questão nos slides; Por que inovar na sala de
aula? Então depois de debater no grande grupo veio a seguinte resposta “O
avanço tecnológico no campo das comunicações torna indispensável e urgente que
a escola integre essas novas linguagens audiovisuais, sob pena de perder o
contato com as novas gerações”. Em sequencia com o debate sobre essas novas
gerações de tecnologias, foi discutido que tudo está vinculado com o
consumismo, que tudo gira em torno de cada vez querer um celular melhor, um
carro melhor e sempre comprar novas tecnologias e que isso é influenciado pelas
propagandas. Foi falado também sobre uma “ramistarização da sociedade”.
Escrito por: Sulena Cerbaro
Encontro 29 de abril de 2014
Nesse
dia os bolsistas tinham que levar o Termo de Compromisso do PIBID assinado. A
coordenadora Ana Inez discutiu todas as cláusulas que incluíam, além de
ressaltar do tempo que seria determinado para o PIBID nas reuniões da área e as
reuniões que seriam na escola, que cada bolsista teria uma escola determinada.Neste dia foi relatada a Reunião dos Coordenadores, aconteceu a apresentação do Projeto de História pelos coordenadores e ocorreu o encaminhamento das camisetas e dos termos de compromisso.
Escrito por: Sulena Cerbaro
domingo, 24 de agosto de 2014
Encontro 22 de abril de 2014
Apresentação
sobre marxismo estrutural e marxismo inglês de uma historiografia da
pós-modernidade, que teria intencionalidade da verdade ou da realidade. Essa
Nova História é herança da Escola dos Annales, em que a História além de ter
novas perspectivas começou a dialogar com outras disciplinas principalmente com
a Literatura e Antropologia.
Foi
feito uma reflexão sobre como nós bolsistas devemos apresentar um trabalho ou
quando estivermos dando uma aula levando em consideração: adequação ao público
alvo, temporalidade, forma narrativa, adequação do modelo teórico, estrutura do
texto, estrutura das imagens, conhecimentos transmitidos.
Por
fim foi explicado que o trabalho do historiador é discutir o Marco Situacional,
Marco Conceitual e Marco Atitudinal.
Escrito por: Sulena Cerbaro
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Encontro 16 de abril de 2014
Essa
foi à primeira reunião que foi ministrada pelo coordenador Edgar. Ele fez uma
apresentação sobre as historiografias incluindo essas a Metódica, Marxista e
Francesa que essas deveriam destacar a situação econômica, política e cultural
do período que seria estudado ou pesquisado, além dos vínculos de poder que se
estabelece em uma sociedade e a relação com o Estado. Outro aspecto que foi
destacado que cada assunto trabalhado nessas diferentes escolas de
historiografia está ligado no tempo e ao espaço em que vivem e com isso
influenciado nas suas produções.
Seguindo
a explanação o coordenador levantou conceitos de Cultura usando Carlos Ginzburg
“Assim como a língua, a cultura oferece
ao indivíduo um horizonte de possibilidades latentes – uma jaula flexível e
invisível dentro da qual se exercita a liberdade condicionada de cada um” (GINZBERG,
Carlos. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido
pela inquisição. São Paulo: Companhia das letras, 1987, 1998.). O conceito de
memória referencia vivo da cultura, e de imaginário que seria a encenação das
relações com o mundo.
A
História pode ser observada de diferentes modelos, primeiro uma História
Mítica, depois uma História Teológica e por último uma História “Racional”,
Academia que seria a atual em que pertencemos.
Abordou-se
uma análise histórica a ensinar que requer uma luta contra os problemas de
compreensão, autocrítica e o estabelecimento dos sujeitos. E para superar
vícios é preciso refletir sobre as possibilidades e determinismos que nos
afetam. Além de que o historiador tem que ter neutralidade na sua pesquisa,
buscando fatos, causas (as causas das nas mudanças) e consequências (aspectos
transformados).
Por
fim foi explicado como se forma a dialética, que começa pelo confronto entre
dois elementos (tese e antítese), implicando em um terceiro (síntese, que nega
a tese e a antítese), formando assim várias teses e antítese e consequentemente
desenvolvendo uma síntese.
Escrito por: Sulena Cerbaro
Assinar:
Postagens (Atom)