quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Encontro 16 de abril de 2014

Essa foi à primeira reunião que foi ministrada pelo coordenador Edgar. Ele fez uma apresentação sobre as historiografias incluindo essas a Metódica, Marxista e Francesa que essas deveriam destacar a situação econômica, política e cultural do período que seria estudado ou pesquisado, além dos vínculos de poder que se estabelece em uma sociedade e a relação com o Estado. Outro aspecto que foi destacado que cada assunto trabalhado nessas diferentes escolas de historiografia está ligado no tempo e ao espaço em que vivem e com isso influenciado nas suas produções.
Seguindo a explanação o coordenador levantou conceitos de Cultura usando Carlos Ginzburg “Assim como a língua, a cultura oferece ao indivíduo um horizonte de possibilidades latentes – uma jaula flexível e invisível dentro da qual se exercita a liberdade condicionada de cada um” (GINZBERG, Carlos. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das letras, 1987, 1998.). O conceito de memória referencia vivo da cultura, e de imaginário que seria a encenação das relações com o mundo.
A História pode ser observada de diferentes modelos, primeiro uma História Mítica, depois uma História Teológica e por último uma História “Racional”, Academia que seria a atual em que pertencemos.
Abordou-se uma análise histórica a ensinar que requer uma luta contra os problemas de compreensão, autocrítica e o estabelecimento dos sujeitos. E para superar vícios é preciso refletir sobre as possibilidades e determinismos que nos afetam. Além de que o historiador tem que ter neutralidade na sua pesquisa, buscando fatos, causas (as causas das nas mudanças) e consequências (aspectos transformados).

Por fim foi explicado como se forma a dialética, que começa pelo confronto entre dois elementos (tese e antítese), implicando em um terceiro (síntese, que nega a tese e a antítese), formando assim várias teses e antítese e consequentemente desenvolvendo uma síntese. 


Escrito por: Sulena Cerbaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário