quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Encontros 2, 9 e 16 de julho de 2014

Durante o mês de julho, aproximado ao fim do semestre 1/2014, deu-se início ás apresentações do grupo de Ensino de História e Educação Patrimonial. 
No começo do encontro do dia 02/07, Foram repassados avisos gerais como participação no CIC, e realizados ajustes nas escolas aos bolsistas. Logo após, deu-se início a apresentação da primeira parte do trabalho do grupo de Educação patrimonial. 
No dia 09/07, foi finalizado o trabalho de Educação Patrimonial, e em seguida, exibido o filme "Narradores de Javé" Onde foi proposta uma atividade entre os bolsistas de discussão de conceitos trabalhados no curso relacionado ao filme, e possibilidades de seu uso em sala de aula.
No encontro do dia 16/07 Prosseguimos a atividade do debate do filme "Narradores de Javé" (última da oficina de ensino de história e Educação Patrimonial) Foi realizada também troca de horário de alguns bolsistas nas escolas e o agendamento das atividades do recesso. Ao final, foi realizada uma confraternização de fim de semestre e despedida do Professor Edgar Gandra, que se ausentará por um tempo.

Textos que foram disponibilizados pela coordenadora Ana Inez para fazer o trabalho:

CERQUEIRA, Fábio Vergara. Patrimônio cultural, escola cidadania e desenvolvimento sustentável. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 91-109, 2005.
FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio histórico e cultural.  Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Educação e museus: seduções, riscos e ilusões. Ciênc, let., Porto Alegre, n.27, p. 91-101, jan/jun. 2000.
MORAES, Allana Pessanha. Educação patrimonial a resgatar o patrimônio cultura. Bacharel em Ciência da Educação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro, 2005.
RHODEN, Luiz Fernando. Legislação e inventários do patrimônio. Ciênc.let., Porto Alegre, n.27, p. 189-203, jan./jun. 2000.

Link dos slides utilizados na oficina





Escrito por: Caroline Atencio



Nenhum comentário:

Postar um comentário